Dados do Trabalho
Título
SERVIÇOS ECOSSISTEMICOS DO SOLO DE ACORDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇAO BASICA
Resumo
Construir um entendimento entre natureza e sociedade é fundamental, pois estas dimensões se relacionam intrinsecamente, de forma que não se pode pensar nelas separadamente das decisões do Governo e das ações sociais. Portanto, a construção de conhecimentos sobre o recurso natural solo deve-se mover pelo caminho de desmistificá-lo, ressignificando seus conceitos, e mostrando as relações dos elementos que o compõem, além dos serviços ecossistêmicos por ele prestados. Quanto à dificuldade do professor em desenvolver atividades relacionadas a esta temática, é um processo problemático que exige conhecimento de conteúdo específico e de natureza multidisciplinar. Objetiva-se neste trabalho analisar o conhecimento que os professores da Educação Básica possuem sobre serviços ecossistêmicos do solo. Foi procedida uma única pergunta aberta, para 81 profissionais docentes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio que lecionam diferentes componentes curriculares. As respostas obtidas foram submetidas a análise estatística de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise Fatorial de Correspondência (AFC) e Análise de Similitude (ADS) utilizando o software estatístico Iramuteq 0.7 alpha 2_2020. De acordo com a CHD, as respostas foram classificadas em quatro categorias. Pela AFC, ficou evidenciado que os cuidados/preservação do solo estão relacionados com o local onde foi aprendido sobre esta prática, e que no entendimento destes profissionais, o manejo do solo é importante para que ele continue ofertando seus serviços ecossistêmicos. Quanto a ADS, destaca-se a utilização do solo para plantar, produzir alimentos, construir moradias e sobrevivências dos demais seres vivos. Portanto, os serviços ecossistêmicos estão relacionados com o que é visível aos olhos destes profissionais, sendo necessário reconstruir este conceito demonstrando que o solo vai muito além de produzir alimentos e construir moradias.
Palavras-chave
Reconstruir; Conhecimento; Produção Alimentos; Construir Moradias.
Instituição financiadora
PAP UDESC-FAPESC, PROAP-CAPES-UDESC, Klabin e Capes.
Agradecimentos
Agradecemos ao apoio financeiro dos programas supracitados e ao grupo de pesquisa envolvido.
Área
Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Autores
SCHAYANNE MATOS HENRIQUE, LETÍCIA SEQUINATTO, DAVID JOSÉ MIQUELLUTI, IASMIN NUNES COSTA, AUGUSTO FELIPE MONTEMEZZO, JOÃO VITOR SCOPEL VELHO, CAROLINA INÊS PROBST ALVES