Dados do Trabalho
Título
CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO SOLO DE ACORDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA SERRA CATARINENSE
Resumo
A compreensão do solo, como recurso natural não renovável, presente intimamente em diversos processos ambientais, sociais e tecnológicos deve ser compartilhada aos alunos com clareza pois o conhecimento que os professores possuem sobre este recurso, parametrizam a forma como ele será trabalhado. Objetiva-se neste trabalho classificar, analisar e discutir as correlações presentes dentro dos diferentes saberes dos profissionais docentes que atuam na Serra Catarinense. Foi procedida uma pergunta aberta acerca do tema solo, para 81 profissionais docentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio que lecionam diferentes componentes curriculares. As respostas obtidas foram submetidas a Análise de Similitude utilizando o software estatístico Iramuteq 0.7 alpha 2_2020. A análise de similitude utilizando frequência das palavras é um método que determina o quão semelhantes dois ou mais textos são, com base nas palavras usadas; a presença ou ausências de palavras geram grandezas vetoriais para cada texto, a partir das quais é possível calcular-se a similaridade de cosseno, de forma que quanto menor o valor, menor é o ângulo e mais semelhantes são os textos. A partir desta análise é possível observar que, quanto maior a amostragem, maiores são as relações e à medida que o tamanho dos textos diminui, a correlação entre as palavras presentes também é reduzida. É nítida a significância das palavras família e preservação, fortemente ligadas ao solo quando relacionadas aos conhecimentos obtidos no interior do núcleo familiar. Outros destaques são compostagem, consciência, aprofundar conhecimentos, composição, importância para qualidade da água e produção de alimentos. Os resultados indicam os temas que os professores destacam quanto a importância dentro de seu ponto de vista, enfatizando as experiencias que tiveram dentro do núcleo familiar.
Palavras-chave
Recurso Natural. Preservação, Lexicometria, Profissional Docente.
Instituição financiadora
PAP UDESC-FAPESC, PROAP-CAPES-UDESC, Klabin, Epagri e a UDESC
Agradecimentos
Agradecemos ao apoio financeiro dos Programas de Apoio a Pesquisa supracitados
Área
Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Autores
AUGUSTO FELIPE MONTEMEZZO, LETICIA SEQUINATTO, DAVID JOSE MIQUELLUTI, SCHAYANNE MATOS HENRIQUE, IASMIN NUNES COSTA, JOAO VITOR SCOPEL VELHO