Dados do Trabalho


Título

ANALISE MULTIVARIADA DOS ATRIBUTOS FISICOS DO SOLO EM AREAS DE FLORESTA E PASTAGEM EM RONDONIA

Resumo

Na Amazônia, as pastagens mostram queda na produtividade nos primeiros anos, principalmente por causa da degradação física aliada a solos pouco produtivos. Sendo necessário monitorar esses atributos, visando o manejo sustentável. Por isso, objetivou-se avaliar os atributos fisicos do solo em áreas de floresta e pastagem através da análise multivariada em Rondônia, Brasil. O estudo foi realizado em três áreas, sendo coletado 60 pontos na área de floresta e 70 pontos em área com pastagem de braquiária (brachiaria brizantha) e capim Mombaça (Megathyrsus maximus), no espaçamento de 10 x 10 m na profundidade de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m. Realizou-se as análises de agregados via úmida utilizando o Yoder, determinando o diâmetro médio geométrico (DMG) e ponderado (DMP), além das análises de textura, umidade, porosidade total (Pt), macro e microporosidade, densidade e carbono orgânico (CO) do solo. Para as análises multivariadas, foi realizada análise fatorial dos componentes principais (CP). Na profundidade de 0,00-0,10 m o CP1 e CP2 explica 50,64% e 26,95% respectivamente. As variáveis com maior representatividade foram os agregados no CP1 e compactação, Pt e CO no CP2, enquanto a 0,10-0,20 m o CP1 e CP2 explica 49,35% e 30,63% respectivamente. A agregação do solo no CP1 e a textura, Pt e CO no CP2 foram mais representativos. Na profundidade de 0,00-0,10 m, verifica-se que os ambientes não se distinguem uns dos outros, enquanto em 0,10-0,20 m foi possível observar a formação de dois grupos, o grupo um, formado pela mombaça e floresta, e o grupo dois, formado pela braquiária. O grupo um é caracterizado pelos maiores teores de argila, agregação, volumes de poros, umidade e teores de CO, já o grupo dois é discriminada pelo maior teor de areia e maior desagregação do solo. Na profundidade de 0,00-0,10 m a área de floresta apresentou características similares aos ambientes de pastagens, já em 0,10-0,20 m a área com mombaça e floresta se distinguiram da área com braquiária.

Palavras-chave

Manejo solo; Componentes principais; Degradação do solo

Instituição financiadora

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Agradecimentos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

ALAN FERREIRA LEITE LIMA, MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS, SIRLAN SOUZA DA SILVA, LUIS ANTONIO COUTRIM SANTOS, THALITA SILVA MARTINS, WENER SILVA SIMOES, JOÃO MIGUEL MORAES E FARAH