Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇAO PEDOLOGICA: TINTAS DE SOLO PARA CONHECIMENTO E SENSIBILIZAÇAO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MEDIO AMAZONAS

Resumo

O solo é um importante componente do meio ambiente, é essencial para a vida na terra, porém seu estudo é bastante limitado, com pesquisas e estudos aprofundados em apenas algumas áreas de formação como Agronomia, Engenharia Florestal, Agrícola e Engenharia Civil. No ensino básico o solo é pouco abordado, a disciplina de ciência do ensino fundamental é quem apresenta o primeiro contato técnico do solo com os alunos, mas por ser limitado a didáticas disponíveis para os professores, as aulas se tornam monótonas e insatisfatórias. Tendo em vista a grande importância desse recurso natural, objetivou-se desenvolver e consolidar a sensibilização de alunos e professores do ensino fundamental de 6° a 9° da Escola Municipal Maria Clara Gonçalves de Vasconcelos, sobre a importância do solo e promover o interesse para seu uso e ocupação sustentáveis, bem como a conservação através de tintas à base de solo. O projeto foi desenvolvido na universidade do estado do Amazonas (UEA), juntamente com a Escola Maria Clara Gonçalves de Vasconcelos. Foram coletados solos de diferentes cores na região do município de Itacoatiara-AM. Posteriormente o solo foi seco, destorroado e peneirado, para garantir a maior homogeneidade das frações, textura e cores das tintas. Foram realizadas oficinas sobre a importância, conscientização e uso sustentável do solo através de questionários e confecção de tintas de solos. Os resultados obtidos nos questionários, mostraram que os alunos conseguiram entender significativamente a importância de se utilizar o solo de maneira sustentável. A atividade de confecção de tintas de solos foi uma atividade lúdica de grande importância para os alunos e professores, onde foi possível apresentar aos alunos a origem de cada cor de forma didática e prazerosa. Com isso nota-se que o projeto Educação pedológica foi importante como ferramenta didática para complementar os assuntos ministrados em sala de aula, desenvolvendo o conhecimento dos alunos.

Palavras-chave

Educação em solos; ensino de solos; solos amazônicos; cor do solo; solos na escola.

Instituição financiadora

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Agradecimentos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

FERNANDA BELTRAO LEITAO, LUIS ANTÔNIO COUTRIM SANTOS, ISABELLE VITÓRIA MAIA, CASSIA SANTARÉM ARANHA, LARISSA SANTARÉM SOUZA, SILVIO GONÇALVES SANTOS, CLEUMAR SILVA SOUZA