Dados do Trabalho
Título
AMPLIANDO HORIZONTES: INSERÇAO DAS DATAS DE REFERENCIA AO SOLO NO CALENDARIO ESCOLAR MUNICIPAL
Resumo
A forma como o solo deve ser trabalhado na sala de aula precisa envolver questões relacionadas à participação do cidadão na sua conservação e valorização, para despertar a consciência pedológica, permitindo compreender que ações antrópicas impactantes se refletem, direta ou indiretamente, nas funções do solo e na qualidade de vida de todos. Esforços para ampliar saberes sobre o solo devem envolver datas comemorativas como estratégias para despertar o interesse de estudantes para conhecer o solo, ressignificando conceitos. Objetiva-se relatar a proposta de inserção das datas de referência ao solo no calendário escolar municipal de municípios da Paraíba. A proposta, que foi elaborada em 2021, pela coordenação do Projeto Solo na Escola/UFCG e entregue a legisladores para leitura entre seus pares e posterior aprovação, apresenta as datas do dia nacional da conservação e mundial do solo para compor o calendário escolar, de modo a ser um facilitador a mais para os temas referentes ao solo para um aprendizado significativo e transformador, uma vez que essa abordagem é ainda pouco expressiva na Educação Básica. Dos 29 municípios da microrregião do Cariri paraibano, onde está alocado o Projeto, 11 já sancionaram a lei, que já consta no calendário escolar, o que tem potencializado o estabelecimento de parcerias escola-universidade para a realização de atividades voltadas a abordagem contextualizada sobre o solo. Em outros 8 municípios o processo está em andamento. Com as datas no calendário escolar é possível aos professores trabalhar com mais flexibilidade e maior expressividade, permitindo a abordagem com temáticas emergentes e relevantes, que vão se somar a constante busca pela formação para a cidadania. Fazer das datas referentes ao solo algo marcante, significativo e atrativo é possibilitar o despertar para o sentimento de pertencimento, no agir conservacionista, ao tempo em que permite o despertar dos jovens para a aproximação dos cursos das Agrárias.
Palavras-chave
educação em solos; popularização; educação contextualizada.
Agradecimentos
Aos vereadores, prefeitos e professores sensíveis à proposta de valorizar o solo.
Área
Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Autores
ADRIANA DE FÁTIMA MEIRA VITAL, RIVALDO VITAL DOS SANTOS , DANIELLE DE FREITAS COSTA, REGIANE FARIAS BATISTA, IVSON DE SOUSA BARBOSA, JOSÉ ILTON PEREIRA ALVES