Dados do Trabalho
Título
ATRIBUTOS DO SOLO EM AREAS SOBRE FLORESTA E PASTAGEM NUMA TOPOSSEQUENCIA NO ESTADO DE RONDONIA
Resumo
Na região de Rondônia muitas áreas de floresta vêm sendo convertidas em pastagens, alterando todo o ecossistema e muitas vezes degradando os solos. Sendo necessários estudos que avaliem os impactos causados nos atributos químicos, físicos e morfológicos do solo. Objetivou-se, avaliar a fragilidade de solos com pastagens em uma topossequência, em Porto Velho – RO. Foi selecionada uma topossequência da região nos pedoambientes de floresta e pastagens, as quais foram abertas trincheiras para caracterização morfológica e coleta de amostras para as análises físicas e químicas de solo. Os solos foram classificados segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Foram realizadas a análise de Cluster através dos agrupamentos por método hierárquico e análise de componentes principais (CP). Ao avaliar os dendrogramas foi observado no horizonte superficial à formação de três grupos, GI e GII representado pelo P6 e P4 respectivamente, o GIII formado pelos perfis P1, P2, P3 e P5. No horizonte subsuperficial observou a formação de dois grupos, sendo o GI representado pelos Plintossolos (P4 e P5) e o GII representado pelos Latossolos (P1, P2, P3 e P6). Os horizontes superficiais, o CP1 e o CP2 explicaram 64,38% e 28,22% respectivamente. As variáveis com maior representatividade foram acidez, fosforo, carbono orgânico e compactação no CP1 e bases trocáveis e as frações granulométricas no CP2. Os horizontes subsuperficiais, o CP1 explica 46,52%, sendo responsável pelos atributos relacionados a acidez e silte, o CP2 explica 40,84% da variância, sendo responsável pela granulometria, fosforo e acidez potencial. Os solos com pastagens sofreram alterações nos horizontes superficiais, na granulometria, densidade do solo, bases trocáveis e os componentes da acidez. Foram observados a formação de três grupos de solos: os Latossolos Amarelos, Plintossolos Pétricos e os Latossolos Vermelhos, que apresentam características distintas em relação a fertilidade, granulometria e cor.
Palavras-chave
Pedoambiente; Componentes principais; Manejo do solo
Instituição financiadora
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Agradecimentos
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.
Área
Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.4 - Química do Solo
Autores
HADSON ROQUE ALMEIDA, ALAN FERREIRA LEITE DE LIMA, MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS , LUIZ ANTÔNIO COUTRIM DOS SANTOS, CHAYANNY LEMOS DA SILVA, ISABELLA VITÓRIA MAIA , LAILA SOUZA DOS SANTOS