Dados do Trabalho


Título

ESTOQUE DE CARBONO EM SOLO CATARINENSE DE ALTITUDE

Resumo

A concentração de gases do efeito estufa é em parte atribuída à bovinocultura, especialmente quando uma atividade intensiva prejudica propriedades do solo e ocasiona redução de carbono orgânico total (COT) no solo. Desta forma é necessário implantar manejos sustentáveis a fim de incrementar as taxas de acúmulo e estoque de COT no solo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o estoque de C (EstC) no solo em áreas de pastagem com e sem a entrada de animais em pastejo. O experimento foi conduzido em Lages/SC (Clima Cfb), em um Cambissolo Húmico Aluminico Léptico, onde coletou-se amostras de solo indeformadas em anéis volumétricos em três profundidades (0-5, 5-10 e 10-20 cm). Foi determinado a densidade do solo (Ds), o carbono orgânico total (COT) e o estoque de C (EstC). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade, através do software R. A área sem pastejo apresentou os seguintes valores de COT: na camada 0 - 5 cm 46,5 g kg-1; 5 - 10 cm 34,8 g kg-1 e na camada de 10 - 20 cm 27,8 g kg-1, enquanto no solo da área pastejada apresentou valores de: 52,0 g kg-1 na camada de 0 - 5 cm; 40,80 g kg-1 na camada de 5 - 10 cm; e 36,30 g kg-1 na camada de 10 - 20 cm. O EstC variou de 26,00; 22,40 a 34,60 g kg-1 na área sem pastejo e de 29,55; 23,05 a 40,80 g kg-1 na área com pastejo, ambos analisados nas profundidades de 0-5, 5-10 e 10-20 cm respectivamente. Há tendências de o COT decrescer sucessivamente conforme aumenta a profundidade do solo. No entanto, neste trabalho não foi observado diferença estatística entre os tratamentos, para isso, recomenda-se estudos a longo prazo para identificar os efeitos dos sistemas de manejo no COT e no EstC do solo.

Palavras-chave

pecuária; efeito estufa; manejo do solo.

Instituição financiadora

CAPES, UNIEDU, EPAGRI e PROAP/CAPES/PROPPG

Agradecimentos

Agradecemos o apoio financeiro da UDESC por meio dos Programas de Apoio à Pesquisa, CAPES/PROAP e EPAGRI e a CAPES pela concessão da bolsa de estudos.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água

Autores

ALINE LIMA SENA, KELLY TAMIRES URBANO DABOIT, CAROLINA INÊS PROBST ALVES , LETICIA SEQUINATTO, GUSTAVO EDUARDO PEREIRA , CAROLINE DA SILVA MACÊDO , MARLISE NARA CIOTTA