Dados do Trabalho


Título

AULAS TEORICAS DE SOLOS EM BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (ENGENHARIAS): DA AULA EXPOSITIVA PARA A INTEGRAÇAO DOCENTE-DISCENTE-CONHECIMENTO

Resumo

A aula teórica tradicional é território de muitos docentes de solos, que reproduzem as experiências na Graduação (Agronomia) e na Pós-Graduação (Ciência do Solo). Para discentes de cursos interdisciplinares, o conhecimento de solos per si não é atrativo. O objetivo deste estudo foi analisar a transição da aula teórica tradicional para a integração docente-discente-conhecimento em aulas teóricas, na visão discente, em Geologia Aplicada a Solos nas Eng. Agrícola e Ambiental e Eng. Civil da UNIVASF. Utilizou-se de questionário on-line, com mais de uma escolha por pergunta, respondido anonimamente. Discentes: i) utilizam cadernos para anotações; ii) preferem projeção de roteiros de aula e uso do quadro branco; iii) gostam de aula expositiva dialogada e das atividades com perfis de solo (ensino com pesquisa); se auto intitulam ouvintes; iv) usam as anotações de aula como fonte de estudo; e v) estudam sozinhos e tiram dúvidas com colegas ou com a docente. Através do emprego de atividades com perfis de solos, para fins de simulação de  emissão de parecer técnico: i) o empenho aumentou; ii) a necessidade discente no aprendizado foi assegurada pelo protagonismo oportunizado pela docente, mesmo que o nível de conforto no protagonismo seja mediano; e iii) a importância da Ciência do Solo para a formação/atuação profissional foi reconhecida. A combinação de hierarquia tradicional e parceria e relação docente-discente de aproximação foram identificadas. O preciso planejamento da aula teórica no "ensino com pesquisa", constituiu o divisor de águas na transformação dos sujeitos pela relação dialógica construída, embora a atitude tradicional discente predomine, resultante da introjecção histórico-cultural na escola e na universidade. A transição dos papéis dos sujeitos na transformação histórico-social, por ser pontual na matriz curricular dos cursos, tem sido gradual, mas significativa. Ademais, a pesquisa-ação e a (auto)biografia têm contribuído para a formação docente.

Palavras-chave

Educação em solos; pedagogia universitária; engenharias

Instituição financiadora

Agradecimentos

Aos discentes dos cursos ao assumirem o desafio de aprender a aprender

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

CARMEM SUEZE SILVA MIRANDA