Dados do Trabalho
Título
ANALISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS ENTRE OS ATRIBUTOS DO SOLO MINERADO APOS 14,6 ANOS DE REVEGETAÇAO
Resumo
O restabelecimento da vegetação e dos organismos vivos nos solos minerados é prejudicado pela compactação excessiva do solo, eventual acidez e esgotamento da matéria orgânica do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar a relação dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo com as gramíneas perenes, através de uma análise de componentes principais (ACP). O estudo foi realizado na Mina de carvão de Candiota, sob concessão da Companhia Riograndense de Mineração, em um solo construído em 2003 e sob revegetação com as seguintes gramíneas desde 2007: Hemartria altissima, Cynodon dactylon, Panicum maximum, Urochloa humidicola e Urochloa brizantha. No ano de 2022 foram coletadas amostras de solo para realizar as análises físicas, químicas e biológicas do solo e foi realizada a ACP com estes atributos para que se pudesse ter uma abordagem geral da saúde do solo nesse estágio de recuperação do solo minerado. A ACP considerou os dois primeiros componentes, que responderam por 54,31% da variação. Após 14,6 anos de revegetação o primeiro componente destaca a correlação negativa da Densidade do Solo (Ds) em relação à Macroporosidade (Ma) e ao Carbono Organico Total (COT), enquanto o segundo componente destaca a correlação positiva da população de ácaros, colêmbolos e outros organismos em relação à Carbono da Biomassa Microbiana (CBM), como também evidenciou o início da correlação positiva dos organismos da fauna do solo com o Carbono-Humina, enquanto que a CBM se correlacionou com o Carbono-Humico e COT. Entre as espécies de gramíneas perenes, foi sob a U. brizantha e a U. humidicola que as melhores relações entre CBM e COT foram observadas neste estágio da recuperação. A revegetação com gramíneas perenes teve um impacto positivo na recuperação dos atributos biológicos, químicos e físicos do solo após 14,6 anos de revegetação, e promoveram a restauração da biodiversidade microbiana, melhora atributos químicos, além de aprimorar a estrutura física do solo.
Palavras-chave
Hemartria altissima; Cynodon dactylon; Panicum maximum; Urochloa humidicola; Urochloa brizantha; recuperação de áreas degradadas.
Área
Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.5 – Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas
Autores
MARIA BERTASO DE GARCIA FERNANDEZ, ADÃO PAGANI JÚNIOR, BEATRIZ BRUNO NASCIMENTO, LÍVIA DE OLIVEIRA ISLABÃO, LUISA MENEZES SILVEIRA, HULLIFAS LOPES NOGUEIRA, LIZETE STUMPF