Dados do Trabalho


Título

ETNOPEDOLOGIA EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRARIA DO PLANALTO SERRANO

Resumo

O conhecimento etnopedologico pode ser descrito como um conjunto de saberes empíricos gerados e transmitidos por populações humanas, e a etnopedologia uma ciência que estuda a percepção camponesa das características e processos do solo.A educação em solos através da etnopedologia, se faz necessária para promover o entendimento da realidade ambiental da área estudada. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um questionário para avaliar o nível de conhecimento etnopedológico sobre solos dos assentados. O estudo foi conduzido no assentamento Anita Garibaldi, localizado no município de Ponte Atla/SC. Foram entrevistadas 43 famílias de assentados e aplicados questionários para avaliar como os assentados definem o que é o solo, bem como quais são os desafios, limitações e interesses dessas famílias do meio rural em conhecer mais sobre o assunto. Para o processamento de dados foi usada a linguagem R através do Software Iramuteque 0.7 alfa 2.  Submetendo o corpus textual à análise verificou que das formas ativas a definição de solo como terra foi a que mais ocorreu, correspondendo a 129 de frequência para 198 da palavra solo. Através da análise estatística e lexical, observa-se a conexão entre as palavras solo/terra. E com a análise detalhada dos questionários foi possível observar a riqueza de conhecimentos práticos e não formais dos assentados que explicam muitos processos científicos.

Palavras-chave

etnopedologia; educação em solos; assentamento.

Instituição financiadora

CAPES, UNIEDU, EPAGRI, SECRETARIA DA AGRICULTURA e PROAP/CAPES/PROPPG.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio financeiro da UDESC por meio dos Programas de Apoio à Pesquisa, CAPES/PROAP e EPAGRI e a CAPES pela concessão da bolsa de estudos.

Agradecemos o apoio financeiro da UDESC por meio dos Programas de Apoio à Pesquisa, CAPES/PROAP e EPAGRI e a CAPES pela concessão da bolsa de estudos.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

ALINE LIMA SENA, KELLY URBANO DABOIT, LETICIA SEQUINATTO , CAROLINE DA SILVA MACÊDO , CAROLINA INÊS PROBST ALVES, CARLOS VIEIRA, JOÃO VITOR SCOPEL VELHO