Dados do Trabalho


Título

COMPOSIÇAO NUTRICIONAL E ISOTOPICA DE SOLOS SOB DIFERENTES CULTIVOS DE DENDE NO SUDESTE DA AMAZONIA

Resumo

A rápida expansão do cultivo da palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq, Arecaceae) tem sido um dos principais motores do desmatamento nos trópicos úmidos. A conversão de áreas florestadas por plantações de palma impacta negativamente as propriedades e, consequentemente, as funções dos solos – incluindo a dinâmica e o seqüestro de carbono (C) e a ciclagem de nutrientes. Nesse trabalho, avaliamos como diferentes tipos de manejo do cultivo de palma afetam a composição nutricional e isotópica de solos no Sudeste da Amazônia – uma das regiões mais ameaçadas do bioma amazônico. No Complexo Agroindustrial do Grupo Agropalma, no município de Tailândia – PA, coletamos amostras de latossolos (0-10, 10-20 e 20-30 cm de profundidade) de sistemas de cultivo convencional e orgânico de palma, nas zonas que os compõem: linha de cultivo (palma), região de acúmulo de resíduos (empilhamento) e espaço entre linhas de cultivos (rua). Determinamos as concentrações de C, N e suas razões elementares, bem como da abundância natural dos isótopos de C e N (d13C e d15N), amostrando também áreas de floresta densa de terra firme, como referência. As zonas de palma (cultivo convencional) e de empilhamento (cultivos convencional e orgânico) apresentaram as maiores concentrações de C na camada 0-10 cm (P < 0,05). As maiores concentrações de N foram observadas na camada 0-10 cm, em todas as zonas do cultivo orgânico, e na zona de empilhamento (cultivo convencional); na camada 10-20 cm, a maior concentração de N foi observada no cultivo orgânico (P < 0,05). Ao analisar os valores de d13C e d15N conjuntamente, foi possível verificar a separação entre os tipos de uso da terra e profundidade avaliados. Nossos resultados indicam que o manejo mais sustentável do solo, por meio da agricultura orgânica, pode influenciar positivamente a dinâmica da matéria orgânica nos cultivos de palma.

Palavras-chave

Carbono; floresta tropical; monocultura; mudança do uso da terra; nitrogênio

Instituição financiadora

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação -PROPESP/ UFPA (Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador – PRODOUTOR, Edital 02/2016).

Agradecimentos

Agradecemos ao Grupo AGROPALMA e à Conservação Internacional Brasil por seu apoio logístico, F Joaquim, pelo apoio nas amostragens do solo, JS Sousa, do Grupo AGROPALMA, pelas informações fornecidas e ao Laboratório de Ecologia Isotópica - CENA/ USP, pelas análises realizadas.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água

Autores

SILVIA FERNANDA MARDEGAN, ARIANNE FLEXA DE CASTRO, SIGLEA SANNA NOIRTIN FREITAS CHAVES, RICHARDSON SANDRO DOS SANTOS FREITAS, MANOELA SENA AVELAR, FABIO ALEXANDRE OLIVEIRA TEIXEIRA FILHO