Dados do Trabalho
Título
ATIVIDADES PRATICAS SOBRE BIODIVERSIDADE DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS E FINAIS
Resumo
Com o lançamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Fundamental (EF) teve seu currículo modificado. Atualmente ele é organizado por áreas de conhecimento e componentes curriculares que valorizam atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar. Com base neste novo currículo objetivou-se entender como a biodiversidade do solo pode ser inserida nos EF I (anos iniciais) e II (anos finais), contribuindo com a interdisciplinaridade. Para tanto foi realizado uma avaliação do uso de ferramentas desenvolvidas pelo programa de extensão SUSTENTA – UDESC quanto: (i) a sua relação com o as atividades propostas pela Educação Ambiental Formal (EAF) e possibilidades de aplicá-las em sala de aula envolvendo a temática; (ii) e sua relação com as habilidades e competências propostas pela BNCC. Com base em técnicas de análise documental, buscou-se entender quais atividades atendem as competências gerais e as específicas de cada área e dos componentes curriculares disponíveis na BNCC. Diversas atividades foram levantadas na EAF, envolvendo a temática, nos componentes curriculares. Algumas das atividades que podem ser incluídas são: saídas a campo (no pátio da escola, para observar os organismos presentes no solo), jogos de tabuleiros e cartas contendo informações sobre organismos do solo e poluição terrestre. Estas atividades foram avaliadas quanto a sua inserção nos componentes curriculares de educação física e ciências dentro das habilidades EF67EF03, EF89EF19, EF02CI04, EF02CI06 etc. Além disso, foram avaliadas outras ferramentas como a confecção de painéis didáticos sobre as simbioses do solo, teatros com personagens do solo, em artes, atendendo as habilidades previstas EF15AR04, EF15AR05, EF15AR19 etc. Concluímos que a proposta de inserção destas ferramentas facilitará o aprendizado sobre a temática e instrumentará os docentes a abordarem esta temática de forma interdisciplinaridade. aproximando os estudantes do objeto de estudo e dinamizando o aprendizado.
Palavras-chave
Currículos; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade.
Instituição financiadora
Programas de Apoio a Pesquisa PAP UDESC-FAPESC e PROAP-CAPES-UDESC
Agradecimentos
UNIEDU pela concessão da bolsa.
Área
Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Autores
IASMIN NUNES COSTA, SCHAYANNE MATOS HENRIQUE, VANESSA MOURA DA SILVA, GABRIELE SCHEMER NACIMENTO, AUGUSTO FELIPE MONTEMEZZO, OSMAR KLAUBERG-FILHO