Dados do Trabalho


Título

INSERÇAO DA BIODIVERSIDADE DO SOLO E DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO NOVO ENSINO MEDIO

Resumo

A biodiversidade do solo prove serviços ecossistêmicos de suma importância para a garantia da segurança alimentar. Algumas das atividades desenvolvidas pelo programa de extensão SUSTENTA - UDESC se relacionam diretamente com habilidades que o novo currículo propõe. Este estudo objetivou entender como a abordagem da biodiversidade do solo pode ser inserida na realização de atividades práticas de ensino de forma inovadora e interdisciplinar dentro da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), pretendida dentro do novo ensino médio. Inicialmente foi realizado um levantamento de atividades, que já são utilizadas nas visitas recebidas pelo programa, envolvendo a biodiversidade do solo com potencial de uso nas escolas, juntamente com uma análise documental, das competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC). Na sequência procurou-se relacionar quais habilidades e competências são atendidas pelas atividades propostas.  Dentre as atividades destacam-se: o teste de fuga com minhocas que aborda questões de poluição com base no comportamento dos organismos e permite a interação entre as áreas de conhecimento, e atende a competência geral 1 e habilidades EM13CNT101, EM13CNT102 e EM13CNT103 e EM13CNT104 da BNCC e CBTC respectivamente. Além destas, o teste de fuga pode ser usado para atender outras competências (como a 2 e a 3), além de outras habilidades.  Atividades de campo, jogos de tabuleiros e cartas envolvendo organismos edáficos e sua relação com as competências e habilidades requeridas no ensino médio serão apresentadas. Desta forma, conclui-se que existem atividades práticas que podem ser inseridas nas atividades educacionais do ensino médio, na área de CNT, e que demonstram o valor da biodiversidade do solo, bem como sua importância para a manutenção dos ecossistemas e da segurança alimentar, atendendo as competência e habilidades presentes nos documentos analisados.

Palavras-chave

Atividades práticas; Consciência ambiental; Educação em solos

Instituição financiadora

Programas de Apoio a Pesquisa PAP UDESC-FAPESC e PROAP-CAPES-UDESC

Agradecimentos

UNIEDU pela concessão da bolsa.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

IASMIN NUNES COSTA, SCHAYANNE MATOS HENRIQUE, VANESSA MOURA DA SILVA, GABRIELE SCHEMES NASCIMENTO, AUGUSTO FELIPE MONTEMEZZO, OSMAR KLAUBERG-FILHO