Normas de Submissão


O período para submissão dos resumos encerrou.

Perguntas frequentes:

- A impressão dos trabalhos é de responsabilidade de cada apresentador? Sim, o apresentador deverá levar seu trabalho impresso.

- Quais as medidas de impressão dos trabalhos? A medida da impressão é de 0,84x1,19cm.

- A fixação do pôsteres será de qual forma? Haverá opção de pendurar com cordinha ou com fita adesiva transparente (ambos de responsabilidade do apresentador).

- O template para impressão do pôster pode ser baixado no final desta página.

Os resumos deverão ser submetidos de acordo com as normas para elaboração e submissão descritas com detalhes abaixo.

1. Serão aceitos para apresentação no XXIII CLACS e XXXVIII CBCS (SOLOS FLORIPA 2023), ATÉ DOIS RESUMOS POR AUTOR INSCRITO, inédito e oriundo de trabalho realizado nas diferentes áreas da Ciência do Solo, conforme Divisões e Comissões apresentadas abaixo. Também serão aceitos resumos oriundos de trabalhos de extensão, como relato de casos, experiências profissionais e análises críticas relacionadas à Ciência do Solo que, nesses casos, devem preferencialmente serem submetidos a uma das comissões da Divisão IV.

Divisão 1 – Solo no espaço e no tempo

Comissão 1.1 – Gênese e Morfologia do Solo
Comissão 1.2 - Levantamento e Classificação do Solo
Comissão 1.3 – Pedometria
Comissão 1.4 – Paleopedologia

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo

Comissão 2.1 – Biologia do Solo
Comissão 2.2 – Física do Solo
Comissão 2.3 – Mineralogia do Solo
Comissão 2.4 – Química do Solo

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo

Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Comissão 3.2 – Corretivos e Fertilizantes
Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água
Comissão 3.4 – Planejamento do Uso da Terra
Comissão 3.5 – Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade

Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Comissão 4.2 - Solos e Segurança Alimentar
Comissão 4.3 - História, Epistemologia e Sociologia da Ciência

2. Os resumos deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês. 

3. A submissão do resumo constituirá da inserção das informações em campos pré-formatados, o que pode impedir o uso adequado da grafia de nomes científicos e a inserção de símbolos. Os campos disponíveis são:

a. TÍTULO EM CAIXA ALTA E NEGRITO, COM ATÉ 15 PALAVRAS;
b. Até sete autores, identificados pelo seu último sobrenome com letra inicial maiúscula, seguido de vírgula, e das letras iniciais maiúsculas dos demais sobrenomes e prenomes, seguida de ponto, sem os elementos de ligação; separados por ponto e vírgula entre eles (exemplo: Silva, A.B.; Costa, C.D.E.; Santos, J.P.);
c. Afiliação do primeiro autor, em caixa baixa com Iniciais Maiúsculas (exemplo: Universidade Federal de Santa Catarina);
d. O autor principal deverá ser ordenado em 1º lugar na lista de autores;
e. Resumo propriamente dito, em texto contínuo com até 2.000 caracteres (aproximadamente 350 palavras) incluindo espaços, contendo:

i. uma ou duas frases introdutórias, situando o assunto;
ii. uma frase com o objetivo do trabalho;
iii. uma ou duas frases com materiais e métodos;
iv. até três frases com resultados;
v. uma ou duas frases com conclusões;
f. Palavras chave (até 70 caracteres);
g. Instituição financiadora, quando for o caso (até 70 caracteres);
h. Agradecimentos, quando for o caso (até 70 caracteres).

4. Não serão aceitos resumos sobre descrição de projetos, intenção de trabalhos ou revisões bibliográficas.

5. Os resumos serão publicados com o conteúdo informado pelo (as) autor (es/as), havendo a possibilidade de realizar ajustes somente quando devolvido pelo revisor; as opiniões e conceitos emitidos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

6. Os resumos serão avaliados pelos revisores em relação aos aspectos técnicos, podendo ser devolvidos para o autor para ajustes uma única vez. Caso os ajustes não sejam atendidos o trabalho será reprovado, demandando nova submissão. Quando aprovado, finaliza-se a etapa de análise e o autor é cientificado da aprovação técnica.

7. Quando o resumo for aprovado, será enviada uma comunicação de aprovação técnica ao primeiro autor, mas o aceite definitivo para inserção nos anais e apresentação no congresso somente ocorrerá após a confirmação do pagamento da sua taxa de inscrição.

Obs. 1: Para os interessados em realizar a inscrição com preço diferenciado (até 16 de abril de 2023) e que necessitem de uma comprovação da aprovação do resumo, recomenda-se enviá-lo até a primeira semana de abril para haver tempo hábil de tramitação antes dessa data.

Obs. 2: Solicitamos a todos que revisem cuidadosamente seus resumos antes do envio, pois após finalizada a análise não será mais possível fazer modificações. 

Publicação de artigos na Revista Agropecuária Catarinense

A Comissão Organizadora do evento junto com a equipe editorial da Revista Agropecuária Catarinense (RAC) está convidando os autores dos resumos para publicarem trabalhos completos nessa revista científica. Os autores que tiverem interesse devem marcar essa opção no cadastramento dos resumos, pois serão contactados pela equipe editorial.

A RAC é uma revista científica com 35 anos que publica trabalhos técnico-científicos sobre temas originais em pesquisa agropecuária, extensão rural e pesqueira. A RAC tem periodicidade quadrimestral e seu público-alvo é composto por pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais de ciências agrárias e correlatas. Conta com 13 indexadores, tais como DOAJ, Agris, Latindex, CAB internacional, Redib, entre outros.

A revista publica artigos em português e inglês nas seções Artigo Científico, Nota Científica, Informativo Técnico, Germoplasma e Revisão Bibliográfica. Não são cobradas taxas para a publicação na revista. Conheça mais sobre as normas de publicação da revista no site: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/about/submissions.

Os trabalhos submetidos à RAC devem ser conclusivos, oriundos de pesquisa já encerrada. Os artigos devem ser escritos com base em experimentos repetidos no tempo e/ou no espaço com dados e resultados consistentes, exceto no caso das Revisões Bibliográficas e dos Informativos Técnicos. Os artigos serão revisados por três avaliadores no sistema Blind Review, ou avaliação duplo cega. É importante frisar que o envio do trabalho não garante a sua publicação, pois o mesmo será submetido ao processo de revisão.

O prazo de envio dos trabalhos completos para a revista é de 30 de setembro de 2023. Para enviar o trabalho o autor deve se cadastrar no site da revista, seguindo os passos de submissão descritos em: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/about/submissions.

Conheça mais sobre a revista no site: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac.

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